Les Dokimos



O Senhor está mesmo comigo ?

Crier-a-Dieu-1.jpg

A vida cristã é feita de altos e baixos. Ás vezes o céu está limpo e o sol brilha, a presença de Deus é palpável, e nós recebemos em abundância o que nós nem sequer ainda pedimos . Ás vezes o céu está negro e parece rejeitar todas as orações. É difícil ver o horizonte, quando se recebe sempre más notícias, e no momento em que se procura a paz colhe-se a guerra . Quantos entre nós, já se encontraram em situações dolorosas e absurdas que nos fazem afogar num mar de confusões ? Perguntamo-nos através de uma longa introspeção que nos deixam a maior parte das vezes perplexos . No nosso desespero , estamos prontos a arrependermo-nos mesmo por pecados que não cometemos , o mais importante é que Deus esteja contente connosco . Mas Deus continua silencioso, enquanto que os problemas pioram e acumulam-se . Cansados e desencorajados, até mesmo irritados acabamos por perguntarmo-nos : Será que Deus está mesmo comigo ?


Por quê ?


Questionamo-nos sem parar sobre o por quê das coisas serem assim, nada corre bem. De facto continuamos a ver o sofrimento como se fosse algo de anormal e injusto enquanto que é algo que todo o ser humano vive . Não existe um só ser humano que nunca tenha vivido o mesmo. Acontece que muitas vezes somos induzidos a erro pelas aparências que nos dão impressão que certas pessoas vivem uma vida alegre. E ao ver isso, perguntamo-nos, " Por que não eu ? Mas a vida perfeita isenta de dor, é uma ilusão. Certas pessoas são mais dotadas que outras para esconder a miséria, e a ilusão funciona.


A palavra de Deus nos dá uma explicação clara sobre o motivo do sofrimento.


« Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora » Romanos 8 : 18-22.


« Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem » 1 Pedro 4:12-19.


A criação de Deus sofre porque vive as consequências do pecado. Os ímpios e os cristãos choram e lamentam-se às escondidas. Os primeiros por causa das suas iniquidades , e os segundos porque é a vontade de Deus.


Quando eu dei a minha vida a Jesus, já foi à alguns anos, eu vivi um profundo arrependimento. O Senhor abriu-me os olhos e permitiu que eu compreende-se o quanto o pecado é sujo, o quanto é algo grave e destruidor. Eu realizei então que os sofrimentos que eu tinha vivido até aquela época eram por maior parte deles devido aos pecados que eu tinha cometido . Saber que Deus me tinha perdoado foi para mim um alívio, e foi com alegria que acolhi a minha nova vida em Cristo. Eu estava completamente decidida a santificar-me e pensei que como já não ia pecar mais também não ia sofrer mais. Eu dizia-me a mim mesmo: "Genial, só tenho que levar uma vida de santidade, ir à igreja aos domingos, e esperar o arrebatamento ou a morte para ir para o paraíso". Para mim isso era a vida cristã, eu pretendia ter uma vida simples e santa. Eu estava completamente enganada e ás vezes estava com raiva de ver que a vida em Cristo não é em nada igual à dos ursinhos (queria tanto que fosse assim).


Apenas pouco tempo depois de me ter convertido, eu tive que fazer face a um desencadeamento do mundo das trevas. Eu sofri todo tipo de ataques demoníacos. Satanás veio em pessoa intimidar-me. Eu assisti a cenas que se vêm nos filmes de terror. Mas eu pude ver o quanto Jesus está infinitamente a cima dos poderes infernais quando ele pôs em mim a sua paz e a coragem de os afrontar com o seu poderoso nome ( Filipenses 2:10 ). Como foi o caso de muitos, a minha conversão suscitou uma incompreensão e ás vezes hostilidade de certas pessoas do meio em que eu estava. Num espaço de poucas semanas a minha vida social foi abaixo. Já não tinha amigos a não ser uma ou duas pessoas. No princípio isso não me incomodou. Pelo contrário, olhei para essa situação como se fosse algo de bom: eu pude fazer uma seleção entre as pessoas com quem costumava estar. Em seguida, no trabalho, a minha integridade ás vezes causou problemas. Tive de estar algumas vezes com pessoas que não gostavam de mim, enquanto que eu não lhes tinha feito nada (ainda me acontece hoje ). Como os meus colegas fugiam de mim eu comia sozinha na hora do almoço. Com o tempo, eu aprendi a acomodar-me nesse tipo de situações e também a aproveitar. Em vez de ouvir as suas conversas em que falavam das pessoas e as suas piadas de mau gosto, eu podia jejuar, orar, meditar a palavra de Deus, visitar certos lugares, ir ás compras ou ir ao cabeleireiro. Para não pensarem que sou perfeita, quero que saibam que gostaria que as coisas tivessem sido de outra maneira, porque nem sempre é fácil ser rejeitada e viver na solidão. Durantes anos sempre perguntei-me a mim mesma: Porque é que eu sou atacada e detestada sem razão? O Senhor respondeu-me.


O mundo inteiro e os que vivem nele são das trevas (Mateus 6:23 ).


Quando nós aceitámos o Senhor, nós fomos libertos do poder do maligno e fomos levados para o Reino de Deus ( Atos 26:18 , Colossenses 1:13 ). Mas também, das trevas de onde erámos, passámos a ser filhos da luz ( Tessalonicenses 5:5).


«Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus » Mateus 5 : 14-16 .


« Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida » Filipenses 2 : 14-16.


Quando alguém nasce do alto, uma luz acende-se no mundo. Ora da mesma maneira que é impossível que uma luz passe despercebida no meio das trevas, é impossível que um cristão passe despercebido no meio dos demónios, no meio dos satânicos e dos ímpios. A partir do momento em que alguém se converte, ele é logo localizado. O inferno agita-se e faz tudo para conseguir recuperá-lo, ou matá-lo logo. Não nos podemos esquecer que o mundo detesta os filhos de Deus e que perseguirá todos os que querem viver piedosamente em Jesus Cristo ( João 15 :19 ; 2 Timóteo 3:12 ). Por quê? Porque uma luz acendida vai provavelmente iluminar aqueles que estão à sua volta, e fazer com que o inimigo perca almas. Nós não fazemos ideia das armadilhas que Deus permite que escapemos cada dia. Temos de pensar em dar-lhe graças por isso. Então, se forem atacados e ultrajados fiquem calmos, isso é a prova que o Espírito de Deus está sobre vós ( 1 Pedro 2:14 ).


Os ataques demoníacos não são os únicos motivos pelos quais nós sofremos, há também o quebrantamento que vem de Deus.


DESRAMA DOS SARMENTOS


Jesus censurava aos fariseus o facto de eles preocuparem-se mais da sua aparência exterior do que o estado dos seus corações ( Mateus 23 : 25-28 ). Isso mostra que um cristão religioso é uma espécie de pagão no meio de outros. Os fariseus gostavam de usar os seus largos filactérios e franjas na suas vestes, da mesma maneira que hoje em dia há pessoas que têm um interesse particular pelas calças de ganga. O que quer que seja, é uma loucura os suplícios que nos impomos para ter um aparência agradável: dietas, epilação, cirurgias estéticas, sessões de desporto... Nós sofremos voluntariamente para sermos bonitos e bonitas para agradarmos aos homens, por quê não aceitaríamos de sofrer para agradar ao Senhor ?


« Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto » João 15:1,2.


A desrama consiste em cortar os ramos laterais e ás vezes também o cimo da árvore para poder ajudar no crescimento da folhagem e dos novos crescimentos. A partir de este ato, desembaraçamo-nos de planta que tem ramos mortos e supérfluo que constituem as impurezas. Algo interessante: Se a árvore sobrevive a este tratamento, a sua madeira torna-se mais dura e mais resistente. Através da parábola do lavrador, Jesus nos dá uma grande e bela lição que devia dar-nos confiança e levar-nos a louvá-lo. A desrama à qual Deus nos faz passar é necessária para tornar-nos mais fortes e curar-nos dos nossos pecados. De facto da mesma maneira que uma pessoa doente deixa o médico operar-lhe para tirar-lhe o tumor maligno, nós devemos também deixar o Senhor tirar as nossas impurezas e a nossa superficialidade. É verdade que é impossível ser operado sem ser ferido e sem sangrar. Mas não é o Senhor aquele que fere e que cura ? ( Deuteronómio 32:39 ) ?


Se vermos bem : o lavrador só limpa os ramos que produzem fruto, aqueles que não produzem fruto o lavrador corta, lança-os para o fogo. Isso significa que só os verdadeiros filhos de Deus que produzem os frutos do espírito, estão limpos. Quanto aos falsos, eles são cortados. A ferramenta que Jesus utiliza para esta operação é a espada de dois gumes que é a sua palavra ( Hebreus 4:12 ). Ela dá a vida eterna a uns e condenação a outros. Então se você produz nem que seja um só fruto do espirito, fique à espera que Jesus venha em pessoa talhar-lhe para que produza outros frutos. O Senhor está com aqueles que estão limpos.


O Corte e a gravação das pedras


« E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo » 1 Pedro 2:4,5.


Isso não vos diz nada? Nós somos comparados às pedras e Jesus é a pedra principal (Efésios 2:20). Na antiga aliança essa mesma metáfora designava os filhos de Israel ( Êxodo 28:9; Josué 4:3-7 ).


Antigamente também utilizavam-se pedras para edificar os altares ou as habitações.


Em relação aos altares, Deus tinha dado instruções estritas nessa lei: « E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás» (Êxodo 20:25). O Senhor queria que as pedras que iam ser utlizadas para o altar fossem brutas, isto quer dizer que o Senhor queria pedras naturais, que não fossem talhadas por homens nem pelos seus preceitos filósofos-religiosos.


A pedra simboliza também o coração duro do homem ( 1 Samuel 25 : 37 ). Porém, o projeto do Senhor para cada homem é de dar-lhe um coração novo feito de carne.


« E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus » Ezequiel 11:19,20.


As tábuas da lei representam os nossos corações. Facto interessante: Foi o próprio Deus quem escreveu a sua lei nas tábuas.


« E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus » Êxodo 31:18.


A transformação do coração de pedra em coração de carne faz-se progressivamente. Através da sua Palavra e de diversos quebrantamentos, Deus ensina-nos a sua lei e grava-a nos nossos corações. Cada prova é uma lição que o Senhor nos dá. Uma vez mais, deixo claro que este ato não se realiza sem que haja sofrimento, porque é necessário utilizar um objeto afiado e bicudo. Cada sofrimento que Deus permite nas nossas vidas, é como se fosse uma martelada ou um golpe de buril que Deus dá nos nossos corações para quebrar sua dureza dos nossos corações e inscrever a sua lei de uma maneira indestrutível. Os golpes dados ao coração são os mais dolorosos não é verdade? Nós não gostamos de ter o coração quebrantado, mas esse tratamento permite que sejamos salvos, porque é ele quem nos leva a realizar atos que nos levam a nossa ruina.


« Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem ». Marcos 7:21-23


« Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? » Jeremias 23:29 .


Dieu est il toujours avec moi 3


Uma pedra talhada e gravada é necessariamente transformada. Contrariamente á tinta, o que é gravado não pode ser apagado, a não ser que se grava outra coisa por cima (se aderir-mos a um outro evangelho ou se voltar-mos às coisas do mundo).


O coração feito de carne aparecerá quando a totalidade da lei de Deus for inscrita em nós. Quando esse procedimento for completamente cumprido, não será mais necessário dizer que nós somos cristãos, isso vai notar-se. Os pagãos serão ensinados sem pregação, os frutos que nós vamos manifestar falaram por nós e vão dar um testemunho que honra o Senhor.


« Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração » 2 Coríntios 3:3.


Se notarmos bem todas as pedras preciosas são limpas, talhadas e polidas.


Deus trata-nos da mesma maneira para transformar-nos numa das pedras preciosas que fazem parte da muralha da Jerusalém celeste.


« E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista » Apocalipse 21:19,20.


Que aquele que neste momento está estampado e talhado não se preocupe, Deus está com ele.


Então se nós sofremos enquanto que nós não praticamos o pecado , não perguntemo-nos a pergunta: O Senhor está realmente comigo?


A resposta é sim, o Senhor está aqui e a sua mão está sobre nós.


Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/

aucun commentaire
aucun commentaire

Laisse un commentaire

Your email address will not be visible.

  Avertissez-moi des commentaires suivants