Les Dokimos



Senhor, quebra o meu coração incircunciso!

Image-brise-mon-coeur-incirconcis.jpg

Qual interesse pode haver de falar de arrependimento para as pessoas já convertidas, que conhecem Deus há muito tempo ? - O arrependimento é para os pecadores, os da parte externa que andam de acordo com as suas próprias vias e que incorrem à qualquer momento a ira de Deus.

Está escrito: « Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus » 1 Pedro 4:17 e «Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? » 1 Coríntios 5:12
Com efeito, porque, para uma vez, não cessaria de procurar a palha no olho do meu próximo para por último decidir-me em retirar a enorme viga que encombre o meu (Lucas 6: 42)?
É bem bonito ler a Palavra de Deus, mas ainda é necessário pôr-la em prática! É bom ir gritar às orelhas dos pagãos «arrependem-se, o reino dos céus está próximo! » mas não seria necessário que juntando-se a nós, encontram pessoas piores que no mundo.

ARREPENDEM-SE E CONVERTEM-SE ! « Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados » Atos 3: 19. Quando o apóstolo Paulo falou estas palavras, ele estava com o apóstolo João na frente do templo, dirigia-se para os judeus, pessoas que tinham o privilégio de conhecer os preceitos de Deus e que eram por conseguinte supostos os conhecer. Hoje em dia, esta mensagem é mais que nunca de actualidade para nós, cristãos.

Arrepender-se e converter-se, é o que nós deveríamos ter feito no dia em que convidamos Cristo em nossas vidas. No entanto, o estado deplorável da igreja de hoje deve levar-nos, todos sem exceção, a questionar-nos sobre nós-mesmos. Na verdade, esta não é apenas uma questão para os pastores.

O verbo arrepender-se vem do grego “metanoeo”, o que significa alterar o seu espírito para melhor consertar de bom coração com uma aversão extrema seus pecados passados. O arrependimento implica uma mudança completa de mentalidade. O verbo converter, quanto a ele, vem do verbo grego "epistrepho". Ele tem um duplo sentido: primeiro de tudo, é o ato de virar-se ou voltar para o amor e a obediência do verdadeiro Deus; seguidamente, se trata de girar-se sobre nos-mesmos.
A conversão deve ser precedida de uma introspecção que nos levará a realizar a gravidade dos nossos pecados e a necessidade da intervenção de Jésus Cristo, o Salvador, nas nossas vidas. Se este exame de nos mesmo ocorre naturalmente no momento do novo nascimento, é evidente que ele torna-se menos evidente após alguns anos de vida cristã. E no entanto, o apóstolo Paulo nos convida a continuar a introspecção ao longo de toda a nossa existência a fim de assegurar-nos que não desviamos do verdadeiro caminho. Isto é ainda mais vital, uma vez que sabe-se que se pode perder a salvação.
« Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. » 2 Coríntios 13:5
Mas quantos decidem colocar-se na frente do Senhor para dirigir-lhe esta oração: «Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração. » (Salmos 26:2) ou ainda « Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos ! E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno » (Salmos 139: 23-24) ? Poucos! E porque? Talvez porque temos medo de mergulhar o nosso olhar nas profundezas dos nossos próprios corações.
« Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? » diz-nos a Bíblia em Jeremias 17:9.
A palavra que foi traduzida « tortuoso » nesta passagem vem da palavra hebraica « aw-kobe, o que significa enganoso, manhoso, insidioso ou rigido, acidentado e montanhoso. Por sua vez definem os termos enganosos, manhoso, insidioso e maldoso. - Enganoso: quem induz em erro, mentiroso, hipócrita. - Manhoso : quem esconde o que pensa, que age sem se estar à mostar, oculto. - Insidioso : quem constitui uma armadilha, que procura enganar. - Maldoso: quem manifesta malícia, um desejo de prejudicar; ruim.
O coração do homem é por conseguinte semelhante à uma paisagem acidentada e devastada, na qual pode-se encontrar as cimeiras da maldade, os labirintos da falsidade, os rios do mal, e a escuridão abismal. Há no coração humano um tohu-bohu, um caos semelhante à o que reinava sobre a terra antes que Deus veio para trazer ordem (Gênesis 1: 1-2). « Porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice » Gênesis 8:21.
Podemos honestamente negar essa descrição pouco elogiosa que o Senhor faz de nos? Quantas vezes nós não fomos hipócritas, falsos, mentirosos, orgulhosos, arrogantes, ciumentos, idólatras, invejosos, egoístas, gananciosos, gulosos, inóspitos, caluniadores, implacáveis, irritados, racistas, ...? Não é verdade que temos muitas dificuldades para perdoar as ofensas dos outros? Será que não temos uma alta estima de nós mesmos enquanto que a Bíblia nos pede para considerar nossos irmãos e irmãs como superiores a nós (Filipenses 2: 3) ? Não se diz que os cristãos constituem o único exército ao mundo que abate os seus feridos?
Muitos embalam-se de ilusões persuadindo-se que são santos sob o pretexto que não praticam o pecado (de maneira flagrante). Mas não é porque contemo-nos para não materializar fisicamente certos pecados que eles são menos graves. Pelo contrário, são taõ prejudiciais como o assassinato, o roubo, o adultério ou à fornicação, que passam para ser os únicos pecados capitais, e que podem arrastar-nos no inferno se não reagimos.

« Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo » Mateus 23:26. « E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado » Lucas 18:9-14.

O Senhor conhecia o coração dos fariseus, é por isso que ele nos avisou com estas palavras: « Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus » Mateus 5:20.

Vivemos em um mundo que dá grande importância à aparência. Isso também é válido nas assembléias cristãs, onde há uma multidão de pessoas que trabalham muito duro para cuidar de sua aparência. O culto da imagem atingiu um tal nível que pessoas desenvolvem complexos. Focalizam a sua atenção sobre defeitos físicos reais ou supostos e fazem pés e mãos para mudar a fim de ornamentar-se. Encontramos muito a criticar o nariz, o cabelo, as pernas, a sua altura, peso ... Mas quantos fazem complexos devido ao seu mau carácter? Quantos se queixam da sua má fé?
« De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados » Lamentações 3:39.
Deus nos convida a santificar em primeiro os nossos corações porque é lá que o pecado toma as suas fontes. Entenda que o nosso coração não é de repente e completamente transformado o dia de nossa conversão. Essa transformação opera-se de maneira progressiva porque é necessário que examinamos-nos previamente, que tomamos consciência do nosso estado e que realmente queremos mudar. Se analisamos-nos baseando-nos em critérios humanos e padrões mondanos nunca chegaremos a ser santos, como Deus deseja. Porém o homem é lento a compreender e pouco propenso a submeter-se à vontade de Deus. Aí está porque o Senhor deve operar um quebrantamento em nossas vidas, para que possamos aceitar de morrer para nós mesmos.
« Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias » Mateus 15:19. « O que fecha os olhos para imaginar coisas ruins, ao cerrar os lábios pratica o mal » Provérbios 16:30.
Aceitemos ir a luz de Cristo, para que ele nos mostra o estado de nossos corações.
A ESPADA E O CADINHO « Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos » Provérbios 23 :26. O que Deus quer é o nosso coração, este é o lugar onde ele quer estabelecer. Mas, como vimos, o coração é mau e tortuoso, é por isso que ele precisa ser circuncidado e purificado.
« Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus » Romanos 2:29.
Nesta passagem, a palavra "circuncisão" é tirada do grego “peritome”, refere-se em primeiro lugar a todos os que passaram pelo rito da circuncisão judaica; em segundo lugar, significa simbolicamente os cristãos que realmente são consagrados à Deus e que se separaram da multidão impure, os que apagaram as suas paixões ao abandonar sua impureza espiritual.
« Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras » Jeremias 4:4.
Neste versículo, o verbo circuncisão foi traduzido do hebraico "muwl", o que significa deixar-se circuncidar, cortar. Esta circuncisão do coração, é Deus quem opera-a se estamos dispostos. Como o Senhor procede? Bem, em primeiro lugar usando a espada da Sua Palavra.
« Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração » Hebreus 4:12.
A separação entre a alma e o espírito deve absolutamente ser feita. Não deve haver confusão ou mistura entre o amor e os sentimentos, entre a Palavra de Deus e a teologia, entre a santidade e o pecado, entre a luz e as trevas. Porém, só a Palavra de Deus tem o poder de cortar para operar esta separação, esta posta à parte que é nada mais que a santificação. Notem que a Palavra “julga os sentimentos e os pensamentos do coração”, o que confirma que não seremos julgados unicamente sobre os nossos actos. É por isso que está escrito: « Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai » Filipenses 4:8.
A Palavra de Deus é como um espelho que nos mostra o estado de nossas almas (Tiago 1: 23), devemos colocá-la em prática, para que possamos ser verdadeiramente santos. Ela deve ser gravada em nossos corações e não no nosso intelecto, então ela vai produzir em nós frutos dignos de arrependimento.
« Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade » João 17:17. « Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração » Provérbios 7:1-3. « Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti » Salmos 119:11. « As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes » Salmos 12:6 (Ou versículo 7, dependendo da versão).
Deus também usa o quebrantamento para nos purificar. Ele vai usar as circunstâncias para destruir o velho homem em nós, para crucificar a carne com as más paixões. « Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição » Isaías 48:10.

O cadinho é um pequeno recipiente de metal, de material resistente ao calor, servindo para derreter ou calcinar certas substâncias como o ouro e o dinheiro. Deus suscitará situações e pessoas que utilizará como cadinhos para fazer derreter todo o nosso orgulho, quebrar toda a nossa resistência e extirpar a mais mínima impureza do nosso coração.

“Descansado estava eu, porém ele me quebrantou; e pegou-me pela cerviz, e me despedaçou; também me pôs por seu alvo” Jó 16:12.
Se Ele não hesitou em sacrificar seu Filho para nossa salvação, também não hesitará em empurrar-nos para nos ajudar a mantê-lo. Muitas vezes é necessário que Deus nos fere, nos faça sangrar como um cirurgião que provoca uma ferida a fim de extrair um tumor. E neste caso, a boa atitude a adoptar é submeter-se, aceitar a correcção do Senhor porque ele faz todas as coisas para o nosso bem. Com efeito, qual homem sensato, sabendo que está sofrendo de uma doença fatal, recusaria deixar-se tratar com o fundamento de que o remédio faz mal?

“Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão” Deuteronômio 32:39.

“Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” Provérbios 3:11,12. (Hebreus 12: 5-11).
Sejamos por conseguinte sensíveis à linguagem do Espírito e não resistemos à correcção do Senhor porque: “O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.” (Provérbios 29:1). É verdade que não é evidente passar pelo quebrantamento, nenhum homem toma prazer em sofrer tão espiritual quanto é. Contudo, é um caminho pelo qual cada filho de Deus deve passar porque Cristo, o nosso modelo, foi o primeiro a passar por isso. Jesus “ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Hebreus 5:8.
“Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.” 1 Pedro 4:1.
Com efeito, “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.” Hebreus 12:4.
Por fim, tomamos o exemplo de Jó, ele estava longe de ser falso e hipócrita como os fariseus que Jesus denunciava. Pelo contrário, o próprio Deus mostrou-o como um exemplo para os anjos!
“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal (...) E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” Jó 1: 1-8.
No entanto, Deus permitiu a Satanás de testar Jó ao extremo. Quais não foram os seus sofrimentos? Perdeu os seus bens, os seus filhos, e até mesmo seus amigos, sem esquecer que foi atingido pela doença (Jó 2: 7). Seus três companheiros, vendo-o golpeado assim e não tinham nenhum discernimento, creram mesmo que este último era punido por Deus e por conseguinte o sobrecarregaram com censuras.
Mas a Bíblia declara que Jó permaneceu justo e que não peco contra Deus. Então, podemos-nos interrogar se Deus permitiu todos esses testes apenas para o divertimento para confundir Satanás. Não, porque está escrito “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Romanos 3: 12). Há somente uma coisa que podemos culpar a Jó, é o fato de que ele se queixou, é por isso que ele teve de se arrepender (Jó 42: 6). Amados, procuremos a instrução do Senhor e aprendemos a calar-se quando este fala. Ninguém que tenha alcanço as alturas da santidade, guardemos em mente esta atitude de arrependimento ao longo de nossas vidas.
“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” Lamentações 3: 26.
O que aconteceu com Jó, no final do seu tempo de julgamento e purificação? Foi completamente restaurado, Deus o fez ainda mais rico do que antes, ele teve outros filhos e outros amigos. Mas isso não é tudo!
“Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos” Jó 42:5.
Jó viu Deus! Esse privilégio não é reservado para qualquer um, mas apenas para aqueles que se santificam para chegar à plenitude perfeita de Cristo (Efésios 4: 13). Jó passou pela espada e o cadinho do Senhor e saiu com um coração puro. É à aquilo que devemos nos esforçar, todos nós que amamos ao Senhor e que queremos agradá-lo.
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” Mateus 5:8. É assim nas igrejas, , há pagãos, santos e fariseus. Para todas essas pessoas o Senhor diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” Apocalipse 22:13,14.
“Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação” Salmos 24:4,5.
É por isso meus amados, trabalhemos todos os dias com temor e tremor para a salvação de nossas almas (Filipenses 2: 12).
Fonte: www.bibliaonline.com.br Dokimos n°12.

aucun commentaire
aucun commentaire

Laisse un commentaire

Your email address will not be visible.

  Avertissez-moi des commentaires suivants