logo
Home Enseignements A correção do Pai  

Deus é um Pai para todos os que o seguem e que andam segundo a sua palavra. Como todo o pai , ele ama profundamente os seus filhos . Ele nos prova o seu amor através de mil e uma maneiras : através da sua fidelidade , da sua doçura mas também pela sua intransigência e a sua integridade . Um dos aspetos do seu amor que nós rejeitamos é a sua correção . Provérbios 13:24 nos diz :   « O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga. » Isso significa que quando o Senhor nos corrige , é por amor ! O versículo explica até que ele apressa-se de o fazer . O amor que ele tem por nós apressa-lhe a trazer-nos de volta a ele quando nós separamo-nos dele . A correção é muitas vezes vista como algo mau e  não é aceite porque nós não realizamos a bênção que ela representa .

 

PORQUE É QUE YAHWEH NOS CORRIGE

Imaginemos um Pai que tem um filho . Ele ama esse filho , dá carinho e toma conta dele . Ele faz tudo para que ele possa andar no bom caminho . Infelizmente , o filho faz uma asneira que o mete em perigo . Esse pai não vai hesitar em corrigir o seu filho , mesmo que tenha que ser duro ? Não , ele não hesitará porque ele quer evitar a todo custo que o seu filho amado este em perigo . É exatamente da mesma maneira que o Senhor atua connosco .

Nós pensamos saber perfeitamente o que nós devemos fazer e onde nós devemos ir , esquecendo que Deus conhece todas as coisas melhor que nós
«Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. » Provérbios 16:1-3

No meio dos Cristãos são muito poucos os que  procuram saber qual é a vontade de Deus para as suas vidas , muitos focalizam-se unicamente nos seus próprios desejos . É desta maneira que às vezes se pode desviar do caminho do Senhor .
Quando Yahweh nos vê ele separar-nos dele , ele nos avisa para que voltemos para o bom caminho .
Conhecendo as consequências dessa separação , o Senhor no seu amor não nos deixar navegar em direção da morte . Provérbios 15:10 nos diz claramente que aquele que desvia-se deverá suportar um castigo duro.
Deus é justo e respeita a sua palavra . Por isso , ele faz tudo para que nós não tenhamos que suportar isso .

« O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.  » Provérbios 15:32

A Palavra é clara . Rejeitar a correção , é fazer-se mal a si mesmo .
É igualmente um sinal de orgulho . Nós não devemos pensar que nós somos perfeitos ele e que é impossível fazermos erros porque « A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.  » (Provérbios 16:18 )

Para aceitar essa correção com alegria , temos que compreender o que ela vai produzir nas nossas vidas .

 

O QUE DEVE PRODUZIR A CORRECÇÃO NAS NOSSAS VIDAS ?

  A advertência do Senhor tem como objetivo trazer várias coisas boas e necessárias para as nossas almas . A primeira delas é a prudência : « […]  mas o que observa a repreensão se haverá prudentemente. » ( Provérbios 15:5) . O filho que o Senhor corrige guardará preciosamente no seu coração a lição que recebeu . Desta maneira ele não voltará a repetir os mesmos erros no futuro . Ele agirá com prudência e não com precipitação .

A prudência é uma das chaves que nos abrem as portas do Reino dos Céus ( Provérbios 15:24 , Provérbios 17:2 ) Ela leva-nos não só para o céu mas também para a vitória nos nossos combates : « Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros » (Provérbios 24:6 )

Em segundo lugar o que a correcção da é a vida : « A língua benigna é árvore de vida» (Provérbios 15:4); «Os ouvidos que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios. »  Provérbios 15:31
Vemos através desses dois versículos que a correção não tem como objetivo destruir , magoar ou humilhar . Ela existe para dar vida , edificando aquele que é corrigido . A pessoa que foi corrigida deve realizar a mensagem que lhe foi dada : Qual foi o seu erro ? Qual era o perigo que a perseguia ? Como não voltar a repetir o mesmo erro ?

Um filho com quem nós ralhamos ,sem explicar o erro , só se vai lembrar-que nós gritamos com ele . Ele não saberá porque é que o que ele fez está errado e sobretudo não saberá como é que deveria ter reagido . Enquanto que se o explicarem essas coisas , podemos estar seguros que ele vai fazer atenção no futuro . Receber a correção , é receber a vida que é Cristo porque ele leva-nos para o bom caminho . É  um ensinamento que nos é dado através da correção .  Uma lição que deve permanecer gravada nos nossos corações .

 

COMO CORRIGIR DE  MANEIRA CORRETA?

Para acabar , há algo muito importante que não pode ser posto de   lado . O Senhor pode utilizar vários meios para corrigir-nos. Ele pode também corrigir-nos através de um irmão ou de uma irmã . Se nós somos daqueles que Deus utiliza para corrigir ,temos de saber faze-lo segundo a Palavra .

De facto , esta terceira e última coisa importante esclarece-nos sobre o comportamento que deve ter aquele que Deus corrige : «O que prega a maldade cai no mal, mas o embaixador fiel é saúde. »  (Provérbios 13 :17). O embaixador fiel é aquele que anda segundo a palavra e que não pratica coisas que ele corrige às outras pessoas . Esse servo traz uma verdadeira cura para a alma que está desencaminhada .

As palavras utilizadas devem ser escolhidas com cautela porque não se pode esquecer que as palavras têm poder : « A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. » (Provérbios 18:21) . A língua é uma arma perigosa que se deve manejar com precaução , porque quando ela é mal utilizada , ela pode matar . Oremos ao Senhor que nos de as boas palavras para corrigir e não fazer estragos inúteis .

Não nos deixemos cair na hipocrisia , por medo de fazer mal as coisas . Se nós ficamos aos pés do Senhor , ele nos guiará para que pôssamos fazer as coisas segundo a sua vontade . Se Deus nos leva a corrigir alguém , façamo-lo por amor ao Senhor mas também por essa pessoa . Nós que recebemos a vida que é Jesus Cristo , não podemos deixar na angústia aqueles que se estão desviar do bom caminho .

Aceitemos a correção do Pai porque é a prova do imenso amor que ele tem por nós . A correção é dura mas ela é necessária para a nossa salvação , é melhor ser corrigido em vez de perder a sua vida .

Sejam Abençoados !

Kadiatou .

Articles similaires

Vous avez aimé cet article ? Alors partagez-le avec vos amis en cliquant sur les boutons ci-dessous :

Twitter Facebook Google Plus Linkedin email

Laisser une réponse