logo
Home Enseignements Ser sábio  

Segundo o centro nacional de recursos textuais e lexicais um sábio é quem   «  tem a capacidade de compreender e de julgar justamente todas as coisas », ele « […] possui o conhecimento perfeito , o discernimento perfeito entre o bem e o mal ».
Ser sábio significa ter um conhecimento perfeito para discernir o bem e o mal . Quando lemos as escrituras , percebemos que a loucura está ligada ao coração da jovem  criança ( Provérbios 22:15 ) .
É então necessário instruio-lo segundo a sabedoria de Deus ao longo da sua vida e não segundo a sabedoria dos homens que é contraria à de Deus .

Vejamos com mais precisão o que significa ser sábio aos olhos de Deus .

« Sabedoria » diz-se « chakam » em hebreu , o que significa « hábil num trabalho , sagaz , astuto ,manhoso , engenhoso , instruido , reflexivo , prudente , sábio ( a nível moral e religioso) ». Desse modo  podemos ver que ser sábio é ser instruído , de uma maneira mais específica ,significa  «  Formar o espirito , a personalidade de alguém com uma quantia de conhecimentos ligados à experiencia da vida ,às situações vividas». Segundo as escrituras , o sábio ouve e mete em prática o que o seu pai o ensina . É  o que faz a palavra de Deus , ela instrui-nos sobre o que é bom e mau para que nós possamos escolher o bem e nele permanecermos .

« O filho sábio atende à instrução do pai; , […] » Provérbios 13 :1.
«  O sábio de coração aceita os mandamentos ,[…] » Provérbios 10:8

Mais o sábio ouve , mais ele aumenta a sua sabedoria e torna-se prudente ,o que lhe fará« prever , calcular as consequências de uma situação , que poderia ser aborrecida ou perigosa moralmente ou materialmente , isso muda a sua conduta afim de evitar situaçoes desagradáveis»

« O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; » Provérbios  1:5

Provérbios 16:21 o confirma : «O sábio de coração será chamado prudente . » Nós constatamos nesse versículo que a pessoa deve dispor o seu coração a ser sábio ; nós aprendemos no provérbio 23:15 que ter um coração sábio alegra o coração do Pai .

« Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio. »Provérbios 23:15

O sábio não fala por falar , mas instrui o seu interlocutor segundo os mandamentos de Yahweh . Mais ele sonda o coração do Pai, mais ele permanece com ele na intimidade e mais a sua sabedoria aumenta porque o Pai cresce nele e ele mesmo diminui para que só o  Pai se glorifique através daquele que dispõe o seu coração para ser sábio .

« O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios. » Provérbios 16:23

« Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina. » Provérbios 9:9

Além disso , o provérbio 3:7 ( « Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. ») ,ensina-nos que o sábio deve abandonar a sua própria sabedoria que neste caso é o orgulho (Provérbios 26:16) . De facto , ele deve antes buscar humilhar-se perante Yahweh para temer-lhe , o que significa, odiar e desviar-se do mal , porque Yahweh é santo .Dessa maneira o sábio desvia-se de todo excesso e sabedoria deste Mundo ( Provérbios 20:1,Provérbios 28:11) que poderiam prejudicar a sua salvação , ele  só deseja uma  coisa , que toda vontade de Yahweh seja feita porque só Ele sabe o que é bom e justo .

«  O homem rico é sábio aos seus próprios olhos, mas o pobre que é entendido, o examina. » Provérbios 15:33

É  por conseguinte importante ouvir todo o conselho de Deus através da sua palavra , porque ela ensina-nos e dirigi-nos para o bom caminho . De facto , ela permite-nos evitar de agir de maneira insensata . Ora isso pode acontecer rápido se nós não permanecer-mos aos pés do Senhor para receber os seus conselhos . Não nos esqueçamos que mesmo se aceitar-mos seguir o Senhor e tornamo-nos filhos de Deus , a nossa carne permanece ainda viva e tem desejos contrários aos de Deus , porque o pecado está  encerrado nela desde a queda de Adão . Há que vigiar e não abandonar o caminho da santidade porque ele é estreito e apertado e mais avançamos com Deus ,mais ele torna-se exigente para connosco .

«O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio. »12:15 Provérbios

Por outro lado , o sábio deve usar de humildade para ser instruído por Deus . O sábio deve também amar ser corrigido porque isso o molda e o ajuda a tornar-se como Deus quer; da mesma maneira que quando corrigimos uma criança que fez um erro , a correção ajuda-lhe a tornar-se sábia.
Aquele que nos corrige o faz para o nosso bem e nós só podemos dar-lhe graças ainda que a correção doa , porque isso quebra o nosso orgulho . O Senhor nunca nos disse que seria fácil segui-lo , ele encoraja-nos a amar a correção .

«  O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido. » Provérbios 12:1

« Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento. » Provérbios 25:12

«  Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. » Provérbios 9:8

O ensinamento de Deus é uma fonte de vida e aquele que bebe torna-se sábio ; é a razão pela qual aquele que ensina os caminhos do Senhor transmite essa vida de Deus aos que o ouvem . Ele os faz conhecer essa fonte de vida que é Deus ele mesmo ,e através da sua instrução ele ensina-nos a discernir todas as coisas para evitar as armadilhas da morte como o pecado .
Por conseguinte , o sábio , pela sua vida santificada e o seu discurso cheio de vida de Deus , atrai as almas a Cristo . Yahweh faz graças ao sábio e o torna participante do seu reino enviando-o anunciar o Evangelho que  reconcilia o homem com Deus .

« A doutrina do sábio é uma fonte de vida para se desviar dos laços da morte. » Provérbios 13:14
« O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. » Provérbios 11:30
«Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho o teu coração »Provérbios 23:19 .

Para permanecer na vontade de Deus , o sábio não deve andar com qualquer tipo de pessoa . De facto , as más companhias corrompem os bons costumes, mas aquele que anda com os sábio tornar-se-á  sábio ( Provérbios 13:20 ) e o seu fruto permanece . Permanecer mestre de si mesmo ou manifestar doçura face à raiva é um exemplo entre muitos .

« O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim. » Provérbios 29:11

« O furor do rei é mensageiro da morte, mas o homem sábio o apaziguará.» Provérbios 16:14

A sabedoria de Yahweh é uma força ; este termo vem do hebreu

« `oz » : poder , força material ou física ou ainda pessoal , social ou política ». A sabedoria  inclina os coração dos reis deste mundo .

« O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.  » Provérbios 24:5 .

Permaneçamos nos caminhos do Senhor porque é uma fonte de vida eterna e incessantemente renovada .Quando tornamo-nos sábios, nós somos sábios para nós mesmos segundo o provérbio 9:12 ; da mesma maneira que a salvação é pessoal . Dessa mesma maneira devemos desejar ser sábios e deixar-nos mudar por Deus para dar fruto a qualque  altura .

«Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás.» Provérbios 9:12

Usar da sabedoria segundo Deus preserva-nos do mal no momento em que formos acusados de algo. De facto , Satanás tenta por todos os meios  fazer-nos cair . Então , para evitar de dar ao inimigo das nossas almas a oportunidade de acusar-nos , nós devemos buscar a sabedoria  de maneira  diária para não magoar o coração do Pai pecando  e vendo a nossa salvação comprometida .

«Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar. » Provérbios 27:11

Aprendamos a tornar-nos sábios cada dia em que o Senhor nos dá vida . Mesmo se a nossa vida terrestre não chega para adquirir toda a sabedoria infinitamente variada de Deus , permaneçamos firmes no seu ensinamento e remandamos o tempo .

«Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.  » Provérbio 19:20

Nathalie.

Vous avez aimé cet article ? Alors partagez-le avec vos amis en cliquant sur les boutons ci-dessous :

Twitter Facebook Google Plus Linkedin email

Laisser une réponse